Em 2004, passamos a nominar todas as nossas ações de relacionamento com a comunidade de programa Árvore da Vida, numa simbologia do termo que representa esperança e crescimento.
A valorização da vida, a prosperidade, a autonomia do ser humano e a perenidade são os valores que norteiam o relacionamento da Fiat com a comunidade. Os “galhos” dessa Árvore da Vida retratam a união de forças entre a empresa, as comunidades e os parceiros.
Para a concretização dessa política, o Árvore da Vida divide-se em três programas: Jardim Teresópolis, Capacitação Profissional e Parcerias. Além disso, a Fiat está engajada no Movimento por Cidades Justas e Sustentáveis, expandindo e fortalecendo essa iniciativa no Brasil.
Jardim Teresópolis é a região localizada em frente à fábrica da Fiat em Betim (MG) e que concentra cerca de 33 mil pessoas dos bairros Jardim Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio. Nos últimos anos, a comunidade vem enfrentando positivamente importantes desafios para a melhoria da educação, segurança, saúde e trabalho, com o apoio de programas como o Árvore da Vida e, principalmente, com a participação dos próprios moradores.
O Árvore da Vida – Jardim Teresópolis realiza ações voltadas para o desenvolvimento local, com projetos para crianças, jovens e adultos e seus públicos de relacionamento, como a família e as escolas. O programa tem como estratégias:
●Oferecer atividades socioeducativas: realiza oficinas de percussão, canto, esporte, atividades de formação humana e educomunicação, com a participação de adolescentes de 12 a 15 anos.
● Fomentar a geração de emprego e renda: apoia jovens e adultos na conquista de uma vaga no mercado de trabalho e oferece oportunidade para os comerciantes da região aperfeiçoarem a gestão de seus negócios. Uma das iniciativas é a Cooperárvore. A cooperativa social cria e desenvolve acessórios de moda, como bolsas e chaveiros, com os materiais reaproveitados da indústria automotiva, doados pela Fiat e parceiros.
● Promover o fortalecimento da comunidade: articula e capacita as lideranças e gestores para o desenvolvimento local. O trabalho deu origem à Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis, que reúne instituições na busca de soluções para os principais desafios da região.
Desde 2004, mais de 20 mil moradores já foram beneficiados pelo programa, o que se traduz em resultados expressivos:
● Em média, 23,3% das famílias da região tem pelo menos um membro que participa ou já participou das atividades do Árvore da Vida;
● Dos jovens participantes, 100% permaneceram na escola e 96% foram aprovados em 2013;
● A população desempregada na comunidade caiu de 12,6%, em 2004, para 6,7% em 2013;
● Aumento de 72,6% da renda das famílias da região de 2004 a 2013, sendo que a renda das famílias que possuem membros no programa é 25,7% superior em relação às famílias sem participação no Árvore.
O Árvore da Vida Jardim Teresópolis é realizado em parceria com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Moradia Humana (CDM) e a Fundação AVSI e conta com o suporte da Rede Fiat de Cidadania, constituída por uma aliança intersetorial gerida pela Fiat e formada por diversas empresas, especificamente fornecedores e Concessionárias Fiat, além do poder público e terceiro setor, que se articulam com foco no equilíbrio entre perspectivas econômicas, ambientais e sociais.
Em 2012, o Árvore da Vida – Jardim Teresópolis foi eleito uma das 50 melhores práticas brasileiras que contribuem com os Objetivos do Milênio no Prêmio ODM Brasil, realizado pela Presidência da República em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O programa foi reconhecido por contribuir com o 8º objetivo: “estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento”.
O programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional oferece formação técnica na área automotiva para jovens de 18 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é realizada em parceria com a Rede de Concessionárias Fiat em sete estados brasileiros. Desde 2006, o programa já capacitou mais de 600 jovens.
Ao final da capacitação, os alunos podem ser contratados pelas Concessionárias Fiat. O índice de empregabilidade do programa é de 87%. São oito modalidades de curso já oferecidas: eletroeletrônico, eletromecânico, garantista, capoteiro, técnico em manutenção automotiva, consultor automotivo de vendas, estoquista e funileiro.
Os cursos, realizados em parceria com as Concessionárias Fiat, são coordenados pelo Isvor, a Universidade Corporativa da Fiat. As aulas são ministradas por instituições de ensino, principalmente pelo Senai. ONGs locais também assessoram o programa, atuando na seleção, formação humana e acompanhamento social dos jovens. Incentivos como cesta básica, uniformes, transporte e alimentação, além da possibilidade de tirar a carteira de motorista, são oferecidos a todos os participantes.
Com o objetivo de contribuir para o crescimento justo e sustentável da sociedade brasileira, a Fiat Automóveis busca parceiros que desenvolvam propostas com os mesmos valores e ideias.
Através do programa Árvore da Vida – Parcerias, apoiamos e patrocinamos diversos projetos que promovem educação, lazer, cultura e esporte, viabilizados por uma combinação do uso de mecanismos de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet, Lei do Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG, além de recursos próprios.
São contemplados projetos de instituições de diversos estados brasileiros, sempre focando na inclusão e no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, além de seus núcleos de relacionamento, como a comunidade, a família e a escola.
Uma das iniciativas que tem a parceria da Fiat é o Minas pela Paz, fundado em 2007 pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e grandes empresas, dentre elas a Fiat. A missão da entidade é promover a cultura de paz, por meio da inclusão social, tendo em vista a transformação da vida de pessoas socialmente vulneráveis. Programas voltados para o enfrentamento da violência (181 Disque Denúncia), inclusão de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho (programa Regresso) e incremento à educação (Acervos Museológicos) são algumas das ações desenvolvidas pelo Minas Pela Paz.