Desde que desenvolvemos o primeiro veículo de passeio em série com motor a etanol do Brasil, em 1979, a nossa trajetória tem sido marcada pelo pioneirismo na busca por novas alternativas de energia para a mobilidade. Aproveitando a matriz energética brasileira, que tem a maior parte da energia proveniente de hidrelétricas, a Fiat desenvolve, desde 2006, em parceria com a Itaipu Binacional e a suíça KWO Grimselstrom, o projeto do Palio Weekend Elétrico, um veículo ecológico, com emissão zero de poluentes e praticamente nenhum ruído.

O Palio Weekend Elétrico é alimentado por uma bateria de sódio, que garante autonomia de 120 quilômetros com carga completa, recarregada a cada oito horas em tomada de 220 volts. É equipado com um motor que gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgm), que faz de 0 a 60 km/h em nove segundos e leva o veículo à velocidade máxima de 100 km/h.

Por fora, é idêntico às versões tradicionais. Porém, no interior, o Palio Weekend Elétrico se diferencia. Ao invés da alavanca de mudanças de marchas, há um joystick que pode ser posicionado em três posições — Drive, Neutro e Ré. O console central ganha um display para monitoramento do comportamento da bateria com informações sobre carga, tensão, temperatura e corrente.

A Fiat já produziu 66 unidades do Palio Weekend Elétrico, em uso pelos parceiros do projeto. Com esses protótipos, são realizadas pesquisas com foco na capacitação de profissionais e no desenvolvimento de know-how genuinamente brasileiro para componentes. Atualmente, é também possível encontrar veículos circulando no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), e no Arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

No âmbito do Grupo Fiat, está à venda, na Califórnia, nos Estados Unidos, o 500 Elétrico. Clique aqui para conhecer este veículo, que une inovação e estilo.